quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ladies Instrumental: Isso que é Música

Se você não aguenta mais ouvir as mesmas músicas repetidas (e repetitivas) que invadem a nossa grande mídia, sem citar nomes, pois em sua grande maioria não passam de modas passageiras e de qualidade extremamente duvidosa. As músicas são feitas com refrões repetitivos, não apresentam um instrumental elaborado e, muitas vezes, parecem gravações feitas em fundo de quintal... Não vou ficar aqui perdendo tempo falando desses “malas”, mas escrevo nas linhas abaixo a primeira matéria sobre música nesse blog:

Domingo, dia 14/01/2012 estava na casa de minha mãe e quando ela cochilou comecei a passar os canais da televisão, quando me deparei com o programa “Instrumental Sesc Brasil”, que passa na TV SESC, que infelizmente não sintoniza em minha parabólica. Estava iniciando a apresentação do grupo “Ladies Instrumental”. O nome diz tudo: Quatro mulheres debulhando em seus instrumentos, tocando uma música de verdade, com muita técnica, garra, sentimento e energia.

A banda é formada pelas musicistas Dudáh Lopes (piano e teclado), Célia Carvalho (baixo elétrico), Renata Montanari (guitarra) e Bianca Prediere (bateria). O engraçado é que me encontrei com alguns amigos em Santa Teresa e comentávamos que são muito poucas as mulheres que curtem música fora da mídia e que curtem música instrumental ainda são minoria. Bem, acho que queimei minha língua !

O grupo é uma rara surpresa, não estão se apresentando de forma rebolativa ou algo parecido, e são a prova que “nem toda brasileira é bunda” como diz uma letra da Rita Lee. São musicistas de alto nível, que dominam seus instrumentos como poucos. O visual do grupo é feminino, simples e sem apelações, e acima de tudo fazem um trabalho honesto e corajoso.

O repertório, segundo a entrevista que recorta a apresentação, é formado através de muita pesquisa e fazem os arranjos em cima das partituras, garantindo ao mesmo tempo fidelidade à música original e a personalidade de criarem seus próprios arranjos. Músicas de Tom Jobim, Gilberto Gil, David Brubeck, etc.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, seguem abaixo alguns vídeos dessa apresentação disponível no youtube:

Bananeiras de Gilberto Gil – Um arranjo impressionante, onde a música virou um tremendo “sambão”: http://www.youtube.com/watch?v=paepYgkV9dI
Wave de Tom Jobim: http://www.youtube.com/watch?v=PZnGKZUuhTc

Uma impressionante versão de Taken Five (Paul Desmond): http://www.youtube.com/watch?v=pdQVgh0s4eU

bem, caso se interesse, largue de ser preguiçoso e vá no youtube que tem a apresentação completa !

No site do programa SESC BRASIL INSTRUMENTAL, você pode conferir outras apresentações e no futuro, essa também estará disponível: http://instrumentalsescbrasil.org.br/

Se você curte boa música, vai fundo, que não irá se arrepender !

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário